sábado, 22 de janeiro de 2011

ANJOS

Anjos do Senhor
Nossos Guardiões Celestiais


Salmo 90, 11-12
Porque aos seus anjos Ele mandou que te guardem
em todos os teus caminhos, eles te sustentarão
em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.



~ Nomes dos Anjos ~

– Quantos anjos existem?

A Bíblia fala de "milhões". Jacó, no seu misterioso sonho da escada que, apoiada na terra, tocava o céu, viu uma "multidão de anjos que subiam e desciam". Daniel, na sua teofania, diz que "milhares e milhares o serviam e miríades de miríades diante dEle". Jesus, no início de sua Paixão, diz a Pedro que, se quisesse, o Pai poria à sua disposição doze legiões de anjos. Todas essas palavras levam a entender que os anjos são inumeráveis.

oooo0000oooo

Contudo, nesta página falaremos dos três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. A palavra Arcanjo provém dos sufixos Arc: o principal. E anjo. Ou seja "primeiro entre os anjos". O Arcanjo é como um chefe dos anjos.

São Miguel. Este nome significa: "Quem como Deus?" Ou: "Nada como Deus". São Miguel citado três vezes na Bíblia Sagrada. Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel onde lemos: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno". No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: "Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".

Na carta de São Judas lê-se: "O Arcanjo Miguel quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal. A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu. Acredita-se que ele seja o chefe dos exército celestiais.

São Gabriel. Seu nome significa: "Deus é meu protetor". Este Arcanjo é visto várias vezes na Bíblia Sagrada. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor. Disse assim o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas de anos (ou seja 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos" (Dan 9).

Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais haja sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso é muito venerado desde a antiguidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus" (Luc. 1, 19).

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".

São Rafael. Do hebraico: "Deus te cura" ou "Medicina de Deus. Um dos três Arcanjos mencionados na Bíblia. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhar o filho deste numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa. Miguel junto a Gabriel e Rafael simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos anjos.

Uma coisa é certa: os anjos estão presentes do primeiro ao último livro da Bíblia. São citados em mais de 300 passagens. Apresentam-se sob diversos nomes, estão diante de Deus ora sozinhos ora em fileiras, quando não em miríades. Por isso São Gregório Magno pôde afirmar: "A existência dos anjos é atestada por todas as páginas da Sagrada Escritura".



~ Festa dos Arcanjos ~

A fusão das festas antigas de são Miguel (29 de setembro), de são Gabriel (24 de março) e de são Rafael (21 de outubro) numa única festa foi estabelecida na data da “dedicação do santo anjo”, isto é, da mais antiga das três (introduzidas no calendário romano somente em 1921), porque comemora a dedicação da basílica, construída no antiquíssimo, como se deduz dos cinco formulários do sacramentário veronês, no tocante a são Miguel, e da tradição oriental. Assim, no rito etíope, é celebrada uma memória sua no dia 12 de cada mês. Na Igreja bizantina, a festa de Miguel é em 8 de novembro. O culto só dos três anjos, Miguel, Gabriel e Rafael, foi aprovado pelo Concílio de Latrão, em 745, presidido pelo papa Zacarias, para que assim ele fosse defendido do culto de anjos apócrifos, de nomes venerados no Oriente (Uriel, Salatiel, Jebudiel, Baraquiel).

Lembrete: a Festa dos Arcanjos é celebrada no dia 29 de setembro.

– Fonte: Os santos do calendário romano, Editora Paulus.

Os anjos, além de levar a Deus nossas notícias, trazem os auxílios de Deus a nossas almas e nos acalmam como bons pastores, com comunicações doces e inspirações divinas. Deus se vale deles para comunicar-se conosco. Os anjos nos defendem de todos os males e nos amparam.

(São João da Cruz, Cânticos Espirituais, 2,3)

Natureza dos Anjos
Hierarquia dos Anjos
Anjos na Sagrada Escritura
Representações dos Anjos
Os Anjos Decaídos
Orações
Galeria de Anjos

~ Arnaldo Poesia ~



Copyright © Starnews 2001
All rights reserved.

Um comentário:

mande suas sugestões