quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DEUSES DO OLIMPO


No início havia somente o CAOS. Então do nada apareceu o Érebo, o lugar desconhecido onde habitam os mortos e aNoite. O resto era vazio, silencioso, infinito, escuro. Então de alguma maneira Eros nasceu começando uma ordem. De Eros vieram a Luz e o Dia. Um vez que havia Luz Dia, Gaia, a terra, apareceu. Érebo dormiu com a Noite, que teve dele Éter, a luz divina, e ao Dia, a luz terrena. A Noite sozinha porduziu Perdição, Destino, Morte, Sono, Sonhos, Nemesis e outros e vêm ao homem atravéz da escuridão.
Inicialmente Gaia era a divindade suprema, adorada pelos povos agricultores anteriores aos bárbaros invasores que deram origem ao povo grego. Ela é a deusa-mãe de mil nomes, representação do princípio universal doador e nutridor da vida.
De Gaia foram gerados espontâneamente Pontos (o mar) e Urano (o céu), que também a desposaram dando origem a uma série de deuses.
Os deuses mais importantes viviam eternamente em um local que chamavam de Olimpo. Primitivamente, essa morada era localizada no alto do Monte Olimpo, na Tessália, mas logo passou a ser situada entre as nuvens, em algum misterioso lugar do céu, e a palavra "Olimpo" tornou-se uma verdadeira abstração.
Dentre os principais deuses olímpicos, doze eram mais importantes e mais poderosos que os demais: seis filhos do titã Cronos, seis filhos de Zeus, e uma deusa, Afrodite, de origem um pouco controvertida.
A lista variava um pouco, mas o mais aceito incluía Zeus, Hera, Deméter, Poseídon, Afrodite, Atena, Ares, Hefestos, Apolo, Ártemis, Hermes e Dionisos. Havia também um décimo-terceiro deus de igual nível, Hades, que não vivia no Olimpo e sim em seu reino, o mundo subterrâneo.
No Olimpo, os deuses passavam o tempo em maravilhosos palácios, eternamente em festa. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança dasCárites.

Nem mesmo os ventos, a chuva ou a neve perturbavam a placidez e a tranqüilidade dos deuses eternos e bem-aventurados.

CRONOS
Cronos era um deus ao qual se atribuiam funções relacionadas com a agricultura. Na mitologia grega ele era filho deUrano e de Gaia. Incitado pela mãe e ajudado por seus irmãos, os Titãs, castrou o pai, o que separou o céu da terra, tornando-se assim o primeiro Rei dos Deuses. Seu reinado era ameaçado por uma profecia, segundo a qual um de seus filhos o destronaria. Dessa forma, devorava todos os filhos que Réia lhe dava.Porém Réia conseguiu salvar seu filho

ZEUS
Zeus, filho de Cronos e Réia, ao crescer, arrebatou o trono do pai, conseguiu que ele vomitasse os outros filhos, ainda vivos, e o expulsou do Olimpo. Como Cronos simbolizava o tempo, Zeus ao derrotá-lo, conferira imortalidade aos deuses. Zeus do céu e regente dos deuses do Olímpo, foi considerado o pai dos deuses e dos mortais. Era seu pai no sentido de ser o protetor e regente tanto da família do Olimpo quanto da raça humana. Era o senhor do céu, o deus da chuva e o que detinha o terrível trovão.

AFRODITE
Afrodite(Vênus), Deusa do amor e da beleza. É dita como sendo filha de Zeus Dione, mas também que teria nascida da espuma do mar e seu nome quer dizer "erguida da espuma".Esposa de Hefaísto(deus das artes manuais), e tinha como amante Ares(deus da guerra). Era rival de Perséfone(rainha do mundo subterrâneo), pelo amor do belo Adônis. A Guerra de Tróia diz respeito a ela.

HERA

Rainha dos deuses, filha dos Titãs Cronos Réia, irmã e esposa de Zeus, Hera era deusa que protegia o casamento e as mulheres casadas. Era mãe de Ares(deus da guerra), Hefaístos(deus do fogo), Hebe(deusa da juventude) eEileitia(deusa do parto). Era uma esposa ciumenta, que frequentemente perseguia as amantes de Zeus e seus respectivos filhos. Ela nynca esquecia uma ofensa e era conhecida por sua natureza vingativa. Zangada com o príncipe`Páris por preferir Afrodite a si, ajudou os gregos na Guerra de Tróia e não sossegou até que a mesma fosse destruida.


DEMETER
Era a deusa da semeadura e da colheita, irmã de Zeus. Mãe de Perséfone. Ficou profundamente abalada quando sua filha foi levada por ao mundo de Hades. Em sua tristeza, não permitiu que a terra produzisse mais nada enquanto não tivesse sua filha de volta. Finalmente Zeus concordou que ela deveria voltar, com a condição de não comer nada em Hades. Mas ao oferecer a ela uma romã, Persefone comeu alguns grãos. Então ficou decidido que ela passaria metade do ano com Hades e outra metade com sua mãe. Quando ela ficava lá, na terra era inverno e quando ela voltava a primavera reinava na terra.

ATENA

Deusa da sabedoria, filha de Zeus e de sua primeira mulher, Métis, deusa da prudência. Armada e coberta com o elmo do saber. Ganhou de presente o templo mais importante, o Partenon, por ter dado de presente aos atenienses a árvore da oliveira. Era principalmente a deusa das indústrias, das artes, das artes agrícolas, do artesanato feminino, da arte de tecer e fiar. Era frequentemente associada a coruja.


APOLO

Filho Zeus e Leto, filha de um Titã. Considerado o deus da profecia e concedia esse dom aos mortais que ele amava, como Cassandra, a princesa de Tróia. Era músico e encantava os deuses com seu desempenho com a lira. Era também um arqueiro-mestre e excelente corredor. Era o deus mais belo do Olímpo e protegia os jovens rapazes.


ARTEMIS

Uma das principais deusas. Era a filha de Zeus e de Leto, irmã gêmea de Apolo. Era a caçadora-chefe dos deuses e a deusa da caça e dos animais selvagens. Era a guardiã das virgens e das mulheres jovens.

HADES
]
Senhor do reino subterrâneo, acreditava-se, que com seu carro viesse ao mundo para buscar as almas dos mortos. Somente ele tinha o poder de restituir a vida de um homem, porém utilizou-se desse poder pouquíssimas vezes, a pedido da esposa Persefone. Era o deus das riquezas porque dominava nas profundezas da terra. Filho de Cronos eRéia, irmão de Zeus e Poseidon.


HERMES
Mensageiro dos deuses, filho de Zeus e de Maia, a filha do Titã Atlas. Como servente especial de ZeusHermes tinha sandálias com asas, um chapéu alado. Possuia poderes mágicos sobre o sono e os sonhos. Irmão de Apolo e


POSEIDON

Poseidon, deus do mar, filho dos Titãs Cronos e Réia, irmão de Zeus e Hades. Marido de Anfitrite. É representado por uma figura majestosa, segurando um tridente e acompanhado por golfinhos.

A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza. O povo grego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relações entre os humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mande suas sugestões