quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DEUSES DA GRECIA ANTIGA

    Zeus: O sábio, governa os deuses no Olimpo e protegia a Grécia. Mandava a chuva, o vento e a neve e era o senhor dos trovões. Os seus símbolos eram o carvalho e a águia. Os jogos olímpicos realizavam-se em sua honra. Zeus era o filho mais novo dos titãs Cronos e Réia, sua vida foi polpada quando bebê porque sua mãe troco-o no berço por uma pedra e assim quando seu pai foi come-lo ele comeu a pedra, e Zeus cresceu e destronou o pai como dizia a profecia e se tornou o rei dos deuses.
        Hera: Era a terceira mulher de Zeus. Protegia as mulheres e as mães. O seu casamento nem sempre foi feliz porque Zeus apaixonava-se por outras mulheres. Os seus símbolos eram a romã e o pavão.
        Atena: filha de Zeus e de sua primeira mulher, Métris, era a deusa da sabedoria. Protegia os heróis e os artesãos, ensinava os homens a domar cavalos e inventou o trono do oleiro. Os seus símbolos eram a coruja e a oliveira.

        Dionísio Era o deus do vinho e da fertilidade. Filho de Zeus e uma mortal foram alvo do ciúme de hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de Sátiras e Menades. Era o símbolo da vida dissoluta. Dionísio para os gregos e Baco para os romanos.
        Poseidon As tempestades que segundo Homero poseidon fez para impedir que Ulisses que ofendera retorna-se a pátria é um exemplo do temperamento irado que a mitologia grega tinha a esse deus.  Ele era o deus dos mares filho de Cronos deus do tempo e Reia deusa da fertilidade. Eram seus irmãos Zeus o principal deus do panteão grego, e Hades deus dos infernos. Quando Zeus destronou o pai os irmãos dividiram o mundo Zeus ficou com a parte do céu, Hades com o inferno e Poseidon com os mares. Seu palácio ficava no fundo do mar Egeu sua arma era o tridente com o que fazia tremores e maremotos. Pai de Pégaso cavalo alado por Medusa, ele estava sempre associado aos cavalos graças a isto se admite chego à Grécia como deus dos antigos Helenos, que também levaram os primeiros cavalos à região. Seu comportamento impiedoso o trouxe vários amores como o pai de Pelias e Nereu com a princesa Tiro, virou o ancestral das casas reais da Tessalia e Messenia. Os outros filhos eram geralmente gigantescos ou de natureza selvagem como Orion e o ciclope Polifemo.
        Esculapio é filho de Apolo era o deus da cura, mas quando descobriu a cura de reviver os mortos Hades reclamou a Zeus. Por isso foi ferido de morte por desafiar as leis da natureza.
        Hades era irmão de Zeus ele governava o mundo inferior, isso ficava no centro da terra, lá muitas sombras ficam perambulando, essas sombras são os espíritos dos mortos. Hades, Poseidon e Zeus são os deuses mais fortes do Olímpio. Hades é filho de Reia e Cronos e é irmão de Zeus, Poseidon, Hera, Demeter e Hestia. Para chegar a terra de Hades tinha que se passar pelos 5 rios 
        Ares Deus da guerra, ares é filho de Zeus e de hera. Entretanto é o mais odioso de todos os imortais diz se pai esse louco que ignora as leis do. Sua mãe diz, esse exaltado esse mal encarado esse cabeça-de-vento diz Atena sua irmã. Brilhantemente armado de elmo, couraça, lança e espada sempre, contudo, é brilhante em suas proezas.
        Hefestos Deus grego do fogo, da forja e da metalurgia. Uma das dozes divindades do Olimpo. Filho do casal Zeus e Hera ou, segundo uma variante da lenda, filho apenas de Hera que o teria gerado para vingar-se das freqüentes traições do esposo. O deus era disforme e coxo, anomalia explicada diferentemente por duas tradições. Conforme a primeira, Zeus atirou-o do alto do Olimpo porque ele teria apoiado sua mãe em uma discussão. Hefestos teria então caído durante todo o dia, vindo a atingir a ilha de Lemnos somente à noite, onde fora recolhido pelos sintianos. Em outra versão, Hefestos nascera coxo; envergonhada, Hera quis escondê-lo do olhar dos deuses e atirou-o do Olimpo para o mar. O pequeno deus foi salvo por Tétis e Eurínome, que o criaram e educaram durante nove anos. Para se vingar da mãe, Hefestos fabricou um trono de ouro, onde colocou cadeias que prenderiam quem nela sentasse. Depois enviou o engenho a Hera. A deusa imediatamente se acomodou no trono. Ao tentar levantar-se, por mais esforços que fizesse, não conseguiu. Ares resolveu procurar o ferreiro divino e convencê-lo a livrar Hera das cadeias; porém foi rechaçado com tochas acesas. Dioniso partiu então ao encontro de Hefestos, embriagou-o e conduziu-o ao Olimpo, montado num asno. Finalmente, o deus concordou em libertar a mãe. Segundo uma tradição, Hefestos personificava primitivamente o fogo celeste. Teria sido venerado como o deus do raio, cujo movimento tortuoso seria representado por seu andar claudicante. Mais tarde, transformou-se no deus do fogo como elemento útil ao homem, fator benéfico que possibilita o trabalho com os metais e o desenvolvimento da técnica e da ciência. Era responsável tanto pelas armas dos deuses quanto dos homens, e, em sua oficina - situada na ilha de Lemnos - era auxiliado por inúmeros ajudantes, sobretudo, os ciclopes. Entre suas magníficas obras encontram-se: as flechas de Apolo a couraça de Heracles, o cetro de Agamenão palácio dos deuses, entre outros. Apesar de sua fealdade, uniu-se a belas deusas e mortais, e esposou Afrodite. Segundo uma tradição, foi este o preço para libertar Hera do trono em que estava presa. Em retribuição a traição de Afrodite com Ares, prende-os igualmente em uma rede invisível expondo-os ao ridículo diante de todos os deuses. Completando sua vingança, confeccionou para Harmonia, filha desses deuses, um colar que seria motivo de desgraça para muitas gerações. Primitivamente, Hefestos era representado como um jovem imberbe. Mais tarde, passou a ser retratado sob os traços de um ferreiro de certa idade, feio e barbudo, de peito nu e pele luzida de suor. Tem a cabeça protegida por um gorro e empunha um martelo e tenazes.
        Hermes era principalmente o deus do comércio. Era também o deus do vento e da velocidade e ginástica, dos números, do alfabeto e de muitas outras coisas. Ele era de Zeus e, com suas sandálias aladas, velozes como o vento, ele servia com um mensageiro dos deuses e conduzia os mortos para o mundo de Hades.
Io, bela jovem amada por Zeus, foi transformada em novilha branca por ele quando sua mulher, Hera se aproximou do casal. Hera colocou Io sobre os cuidados de Argos  que tinha cem olhos. Como ele nunca fechava mais do que dois cada vez para dormir, podia vigiar Io constantemente. Zeus mandou Hermes salvar a moça. Hermes, levando o seu bastão que tinha o poder de adormecer as pessoas, foi a o encontro de Argos tomando a forma de um pastor.Sentou-se ao lado, contou histórias e tocou sua gaita com tal suavidade que todos os cem olhos de Argos se fecharam finalmente.Hermes cortou então a cabeça de Argos e libertou Io. Hera pegou os cem olhos de Argos e os espalhou na cauda de seu pavão como a adorno e assim ficaram até hoje.
Mas Hera não havia terminado com Io. Mandou uma grande mosca para atormenta-lo. A jovem tentou escapar jogando-se no mar, que foi chamado a partir de seu nome de mar Iônio( jônico) e nadou até chagar até a beira do rio Nilo onde Hera lhe devolveu a sua forma humana, depois que Zeus lhe prometeu não mais prestar atenção a jovem Io.
Afrodite (Vênus) era a deusa da beleza e do amor. Ela tinha o poder inspirar amor nos corações humanos ou destruí-lo. Encadernava a perfeição da beleza feminina. A famosa estátua, a Vênus, e a mais conhecida e apreciada peça da escultura mundial e se encontra no museu de Louvre em Paris.
Nascida da espuma do mar, ela caminhou nas águas ate chegar a ilha de Chipre e assim Kypris (=cipriota) foi um dos vários adjetivos que lhe foram atribuídos. Criada e educada pelas ninfas do mar em suas cavernas, Afrodite foi levada pelo mar, de ilha em ilha, encantando a todos com sua beleza e graça. As Horas e as Graças trancavam grinaldas para os seus cabelos e teciam vestidos com as mais belas cores que enchiam o ar com as mais inebriantes fragrâncias florais. Dirigiu-se ao monte Olimpo, onde um trono o esperava e os Deuses aguardavam ansiosamente a sua chegada.  Ela conquistou seus corações mas recusou suas propostas de casamento. Zeus, para recompensar Hefestos, que lhe avia fabricado o trovão, deu-a em casamento ao feio e deformado deus do fogo.
Entre Afrodite e Hera, a esposa de Zeus, não avia muita simpatia. E isso se devia ao fato que Afrodite ganhou a competição com Hera e Atena como a mais belas das três. Zeus escolheu Paris, um príncipe troiano, como juiz.
Cada uma das três Deusas prometeu-lhe uma recompensa se ele a escolhesse e Afrodite ganhou após ter-lhe prometido a mais bela mulher do mundo, Helena, esposa de Menelau, que Paris acabou raptando, e dando inicio a guerra de Tróia.
        Ártemis era irmã de gêmea de Apolo, era uma arqueira melhor do que seu irmão. Era deusa da caça protegia os caçadores e alguns animais indefesos quando eram crianças. Como Apolo era indentificado como sol Ártemis era como lua. Era filha de Zeus e de Latona.
        Apolo também era filho de Zeus e de Latona, Apolo era o deus da luz e do raciocínio claro revelava-se no sol por isso é considerado o mais belo deus. ele era sempre representado com uma lira (instrumento músical) nas mãos pois era também o deus protetor dos músicos e poetas mas tinha uma grande habilidade com o arco e as flechas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

mande suas sugestões